Tribunal vai realizar palestras para orientar novos juízes

previdencia 130

Palestras têm como público-alvo candidatos que serão aprovados no concurso público.

previdencia copiarO Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai realizar palestras para orientar os futuros juízes que serão aprovados no concurso em andamento. A primeira palestra está marcada para o dia 19 de maio, às 9 horas, no Salão Nobre do TJES, com o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (Preves), Alexandre Wernersbach Neves, sobre o Regime de Previdência Complementar do Estado (RPC). No mesmo horário e local, no dia 16 de junho, ocorrerá uma segunda palestra sobre o tema.

A Previdência Complementar, no âmbito do Poder Judiciário do Espírito Santo, foi instituída por meio do Ato Normativo nº 28/2014, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diário) no dia 06 de fevereiro de 2014.  A nova previdência alcança obrigatoriamente os servidores efetivos e magistrados nomeados a partir do início de funcionamento da Preves (05/02), que devem registrar sua opção para tomar posse. Para tanto, será necessário apresentar à fundação os seguintes documentos originais: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou equivalente, comprovante de residência, laudo médico e carta de encaminhamento fornecida pelo setor de Recursos Humanos.

Com a nova previdência, o recolhimento de contribuição previdenciária permanece de 11% para o servidor e 22% para o Estado até o limite do teto do Instituto Nacional de Previdência Social, que hoje é de R$ 4.390,24.  Acima desse valor, o recolhimento passa a ser de 8,5% tanto para o funcionário, como para o empregador, gerando economia para todas as partes.

O juiz auxiliar da Presidência do TJES, Rodrigo Cardoso Freitas, comenta que com a expectativa do término do concurso, o Tribunal se antecipa para orientar os novos juízes que forem aprovados. “O objetivo é informá-los sobre o novo regime de previdência e auxiliar os novos magistrados na escolha prevista na legislação quanto ao regime previdenciário”.

O magistrado ainda destaca que aqueles candidatos aprovados que não puderem comparecer à primeira palestra podem assistir à segunda. “Outras palestras também serão agendadas futuramente, objetivando facilitar a participação de todos os candidatos que serão aprovados”, afirma. O juiz também frisa que o Tribunal ainda não disponibilizou um cronograma de nomeações pois aguarda a conclusão do concurso, em razão de cumprimento à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os candidatos que serão aprovados no concurso não precisarão se inscrever para as palestras. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail concursos@tjes.jus.br.

 

Vitória, 12 de maio de 2014

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Natália Bongiovani – nfbongiovani@tjes.jus.br/ Marcia Brito – mcbrito@tjes.jus.br

Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

 

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

Tel.: (27) 3334-2261

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br