Centro de Memória do TJES lança espaço virtual para preservar a história do Judiciário

pessoa acessando o centro de memória do pjes através de um laptop

A inauguração da página marca os 130 anos do Tribunal de Justiça capixaba.

Em comemoração aos 130 anos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o Centro de Memória do Judiciário capixaba ganha um espaço online para abrigar o registro de objetos, mobiliários e processos antigos que contam sua história no decorrer dos anos.

O espaço foi fundado em 2015 e, desde então, peças e documentos foram disponibilizados ao público, tornando acessível inestimável acervo, contendo artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890 e edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720. Além de objetos, como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa, e móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina.

Agora, com a inauguração da página, este rico material estará disponível online para todos os usuários, rompendo a barreira da distância e da disponibilidade. E ainda mais, pois na página do Centro de Memória os visitantes também vão encontrar fotos dos prédios da Justiça ao longo dos anos, informações sobre a história do Poder Judiciário, e galeria dos presidentes do TJES.

Essas e outras informações estão contidas na página do Centro de Memória, disponível no link: https://www.tjes.jus.br/institucional/setores/secretaria-judiciaria/coordenadoria-de-gestao-da-informacao-documental/museu-da-justica/

Vitória, 20 de julho de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br