Comunicados da STI

30/03 – STI orienta os usuários na utilização de ferramenta de videoconferência

Atualizado em 30/03 às 18h07

Para facilitar o atendimento durante o período de restrição, imposto pela pandemia do coronavírus, o PJES, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, realizou a homologação e liberação do uso interno da ferramenta Zoom para todos os magistrados e servidores.
O objetivo é oferecer uma ferramenta aos magistrados para realizar atendimento de advogados, defensores e promotores por videoconferência durante o período de suspensão de prazos e atos processuais estabelecidos pela Ato Normativo nº 64/2020, de 20 de março de 2020.
A ferramenta em questão permite a realização de reuniões ilimitadas, com até 100 participantes, com restrição de 40 minutos por sessão. Além disso, há possibilidade de gravação do conteúdo.
O procedimento se aplica tanto para o uso interno quanto externo, e está disponível no portal junto aos demais procedimentos necessários a utilização dos principais sistemas do PJES.
Link para acesso (Clicar no menu VÍDEOCONFERÊNCIA – ZOOM): https://www.tjes.jus.br/institucional/setores/secretaria-de-tecnologia-da-informacao/coronavirus/trabalho-remoto/
E, em caso de dúvidas, estamos disponíveis por meio da Central de Serviços, pelo telefone (27) 3334-2201 ou pelo link https://sistemas.tjes.jus.br/assystnet/
 

26/03 – STI faz melhorias no serviço de Correio eletrônico

Atualizado em 26/03 às 16h10

Diante da crescente necessidade e dependência da utilização do correio eletrônico institucional, em decorrência do cenário atual de trabalho prioritariamente remoto, a STI informa que promoveu uma série de melhorias no serviço, visando aumentar sua disponibilidade, desempenho e capacidade. A utilização está sendo monitorada ativamente e novas ações estão sendo estudadas para melhorar o referido serviço.
Por fim, recomendamos que os arquivos com remetentes internos, sejam enviados, preferencialmente, por malote digital.
 

23/03 – STI orienta sobre trabalho remoto

Atualizado em 23/03 às 17h24

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizou orientações sobre o acesso remoto aos sistemas e redes do Poder Judiciário. A maioria dos sistemas está disponível no site do TJES. Entretanto, outros, como o 2ª Instância e os arquivos de rede, só são acessíveis pela solução de acesso remoto.
Para saber mais, clique no link abaixo: https://www.tjes.jus.br/institucional/setores/secretaria-de-tecnologia-da-informacao/coronavirus/trabalho-remoto/
 

20/03 – Informativo da Secretaria de Tecnologia da Informação

Atualizado em 20/03 às 13h56

Prezados Magistrados e Servidores do Poder Judiciário deste Estado,
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) informa que, tendo em vista os termos da Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo Coronavírus;
Considerando os Atos editados pela Presidência desta Corte, bem como aqueles emanados dos Desembargadores Presidentes das Câmaras deste Tribunal de Justiça, que versam sobre medidas a serem adotadas para manutenção das atividades essenciais do Poder Judiciário e;
Em virtude das inúmeras demandas advindas de magistrados e servidores que pretendem exercer suas atividades de forma não presencial, almejando acesso remoto aos sistemas judiciais e administrativos, instalação de soluções de videoconferência, sessões virtuais, disponibilização de equipamentos, etc;
A Secretaria de Tecnologia da Informação esclarece que, recentemente, as soluções de Segurança da informação foram migradas para novas ferramentas, circunstância que gerou aumento na complexidade das soluções;
A Secretaria informa, conseguintemente, que está finalizando as pesquisas e os estudos acerca das ferramentas de colaboração, por videoconferência, para permitir a comunicação entre os magistrados e servidores, além do público externo;
Informa, ainda, que todos os servidores estão atentos quanto à necessidade e urgência nas soluções pleiteadas, asseverando que todas as demandas serão analisadas e atendidas no menor tempo possível;
Em breve, serão divulgadas as informações necessárias sobre como deverão ser realizadas as próximas solicitações de serviços à STI, bem como quais os procedimentos para utilização de cada um deles.
Agradecemos a compreensão de todos!
Secretaria de Tecnologia da Informação