1º Juizado Especial Cível de Serra adota medidas para dar celeridade aos processos

Fachada do prédio sede do fórum cível de serra.

Iniciativa leva em consideração os reflexos da pandemia de Covid-19.

O 1º Juizado Especial Cível de Serra tem tomado medidas para dar mais celeridade ao julgamento dos processos durante o período de pandemia de Covid-19. Uma das iniciativas adotadas pela unidade judiciária é a consulta das partes quanto ao interesse na conciliação, por meio de contato telefônico e e-mail, quando disponibilizado nos autos.

Dessa forma, de acordo com a Ordem de Serviço nº 04/2020, de 03/04/2020, que prevê a possibilidade de dispensa de designação de audiência de conciliação e instrução, quando não há interesse das partes, e quando o processo necessita unicamente da produção de provas documentais, o feito é encaminhado direto para julgamento antecipado.

Já nos casos de réus citados, em que ambas as partes manifestarem expressamente o desejo de conciliar, o 1º Juizado Especial Cível encaminhará o processo para pauta de conciliação, em que será utilizada a plataforma eletrônica Webex.

As partes assistidas por advogados devem se manifestar diretamente no respectivo processo, informando também, sempre que possível, um telefone e e-mail de contato. As partes sem advogado poderão se manifestar formalmente pelo correio eletrônico: 1jecivel-serra@tjes.jus.br, enviando mensagem a partir do e-mail pessoal cadastrado na petição inicial, ou seja, quando houver abertura do processo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 99603-2872.

A equipe do 1º Juizado Especial Cível de Serra ainda esclarece que os autores que litigam em demandas relativas a direito do consumidor, podem, paralelamente, tentar a solução do conflitos junto ao réu, por meio da plataforma digital www.consumidor.gov.br, que é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. Nesse canal, o cidadão pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Vitória, 02 de junho de 2020.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do 1º Juizado Especial Cível de Serra)| elcrsilva@tjes.jus.br

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