1ª Vara Criminal de Linhares conclui pauta de reunião do Tribunal do Júri

Fachada do Fórum Desembargador Mendes Wanderley em Linhares, Espírito Santo.

Ao todo, foram realizados 17 júris.

A 1ª Vara Criminal de Linhares concluiu com absoluto sucesso a pauta da 2ª reunião periódica do Tribunal do Júri, que foi realizada entre 30 de maio e 07 de julho. No período, foram realizados 17 júris, envolvendo 14 processos de Meta 02, e 02 de Meta 08, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Meta 02 do CNJ prevê que neste ano de 2022 devem ser julgados, pelo menos, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2018, enquanto a Meta 08 estabelece que devem ser julgados pelo menos 50% dos casos de feminicídio distribuídos até 31/12/2020.

Formuladas anualmente, as Metas Nacionais do CNJ visam promover o aperfeiçoamento do Poder Judiciário, buscando proporcionar à sociedade prestação jurisdicional mais célere, com mais eficiência e qualidade.

Todos os julgamentos foram presididos pelo magistrado Tiago Fávaro Camata, titular da unidade judiciária, que se encarregou diretamente da gestão da pauta, e contou com a dedicação de toda a equipe da Vara e o empenho de oficiais de justiça que atuam na Comarca.

Foram julgados 21 réus, sendo que 05 estavam presos e 16 soltos. Além disso, 09 réus tiveram a prisão decretada em Plenário.

A próxima reunião periódica do Tribunal do Júri de Linhares está marcada para ter início em setembro, tendo sido pautados 16 processos pelo juiz Tiago Fávaro Camata.

Além da competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida ocorridos em Linhares e Sooretama, a 1ª Vara Criminal de Linhares também possui competência para o processamento e julgamento dos crimes previstos na Lei de Drogas e delitos de trânsito.

Macrodesafio: Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal

Vitória, 11 de julho de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Coordenadoria das Varas Criminais e de Execuções Penais

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo