Presidente do TJES recebe Medalha do Mérito do MPES em tarde de homenagens

A honraria atende à Resolução nº 011/2014, e é destinada a personalidades e instituições que contribuíram para o fortalecimento do MPES.

Uma das mais altas comendas concedidas pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES) a personalidades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, foi recebida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Annibal de Rezende Lima, na tarde da última sexta-feira (16), durante uma cerimônia realizada no auditório principal do MPES.

Além do presidente do TJES, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, representado pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira, e o conselheiro nacional do MPES, juiz Sérgio Ricardo de Souza, também foram agraciados com a Medalha do Mérito do Colégio. Ainda estiveram entre os homenageados políticos e procuradores de Justiça aposentados.

A honraria atende à Resolução nº 011/2014, e é destinada a personalidades e instituições que contribuíram para o fortalecimento do MPES, no exercício de suas funções institucionais ou por serviços prestados à sociedade.

Muito prestigiada, a solenidade contou com a presença dos desembargadores do TJES, juízes, familiares dos magistrados e demais autoridades do Estado.

A mesa de honra da solenidade foi composta pela procuradora-geral de Justiça do MPES, Elda Márcia Moraes Spedo; pelo presidente do TJES; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) Theodorico de Assis Ferraço, e pelo procurador-geral do Estado Rodrigo Rabello.

O deputado Federal Lelo Coimbra; o presidente do TCE-ES conselheiro Sérgio Aboudib e o presidente da Associação Espírito-Santense do MPES, Adelcion Caliman, também ocuparam assentos na mesa solene.

Ao abrir a cerimônia, a procuradora-geral do MPES fez um discurso austero, destacando que, no cenário que vem se desenhando ao longo dos dias, além das várias tentativas de enfraquecimento da Justiça de uma forma geral, é necessário o fortalecimento da união entre todas as instituições ali representadas por meio das autoridades homenageadas com a Medalha de Mérito.

Ainda de acordo com a procuradora Elda Márcia Moraes, o Poder Judiciário, o Legislativo e o Executivo têm contribuído de alguma forma para a garantia dos direitos dos cidadãos, mesmo diante das adversidades. Ao citar o TJES, a procuradora agradeceu ao diálogo mantido entre as duas instituições e fez votos de que, nos anos que se seguirem, a relação entre os órgãos seja cada vez mais aprimorada, sempre em busca do melhor para a sociedade.

Escolhido para fazer a fala em nome de todos os homenageados com a comenda, o presidente do TJES se disse emocionado, uma vez que, segundo o desembargador, a homenagem por ele recebida reflete um reencontro com sua história pessoal, pois seu pai fez carreira no MPES, destacando-se como procurador de Justiça.

Ao prosseguir em seu discurso, o presidente do TJES também foi incisivo ao destacar a necessidade de fortalecimento da Justiça a partir da união de todas as instituições. O desembargador disse estar à disposição do MPES e demais órgãos para, juntos, pensarem um caminho que leve à paz social, principal prioridade desses novos tempos, cada vez mais difíceis, de acordo com o presidente.

Os homenageados

Além do presidente do TJES, também receberam a comenda as seguintes autoridades:

O conselheiro nacional do Ministério Público Antônio Pereira Duarte; o procurador-geral de Justiça nos biênios 2012/2014 e 2014/2016, Eder Pontes da Silva; a procuradora de Justiça aposentada, Eloiza Helena Chiabai; o procurador de Justiça aposentado, José Marçal de Ataíde Assi; a procuradora de Justiça aposentada, Licea Maria de Moraes Carvalho; a procuradora de Justiça aposentada, Maria da Penha de Mattos Saudino; a procuradora de Justiça aposentada, Maria Elizabeth de Moraes Amancio Pereira; a procuradora de Justiça aposentada, Mariela Santos Neves Siqueira; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira; o procurador de Justiça aposentado, Sérgio Dário Machado; o conselheiro nacional do Ministério Público Sérgio Ricardo de Souza; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), Theodorico de Assis Ferraço.

Assista ao vídeo da Tv Justiça:
https://www.youtube.com/watch?v=CQMw8-OqI0E&feature=youtu.be

Vitória, 19 de dezembro de 2016.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tiago Alencar | tiaoliveira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo