Novo Fórum Cível de Vitória completa 6 meses de funcionamento com sucesso na entrega dos serviços à população

Fachada envidraçada do Fórum Cível de Vitória.

Sustentabilidade e modernidade são as marcas do 1º Fórum 100% Digital, que servirá de modelo para todo o estado.

O Fórum Cível de Vitória, que ganhou um novo rosto em janeiro de 2023, acaba de completar 6 meses de funcionamento no novo endereço. Ao longo do semestre, melhorias na eficácia dos serviços foram sentidas pela população. Toda essa evolução só foi possível devido a dois grandes projetos: a digitalização dos processos e a unificação dos Cartórios, frutos de uma parceria entre a Presidência do TJES, a Corregedoria Geral da Justiça e o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação.

“Durante esse primeiro semestre, o que a gente pôde perceber é que houve uma união, um espírito de cooperação, de todos os servidores, dos advogados, das partes, enfim, de todos os envolvidos”, destacou o diretor do Fórum, juiz Rodrigo Cardoso.

E assim nasceu o primeiro Fórum 100% Digital, que serve como modelo para todo o estado. O peso do papel foi substituído pela leveza do minimalismo. A nova estrutura do prédio trouxe mais conforto e acessibilidade, abrindo portas para a modernidade, impactando diretamente a economia.

Os antigos 18 cartórios isolados foram compactados em 4 Grandes Secretarias Unificadas, o que, para o corregedor-geral da Justiça, representou um passo gigantesco na melhoria da prestação jurisdicional:

“Isso otimizou e facilitou a solução das demandas que antes eram dispersas. Acima de tudo a racionalização dos serviços judiciários no Fórum Cível de Vitória, que hoje passou a ser uma referência aqui no nosso estado, seguindo um modelo de modernização e de informatização que já vem sendo empregado no país todo”, ressaltou o desembargador Carlos Simões Fonseca.

O ambiente contribuiu para melhorar a qualidade de vida e humor dos servidores, a entrega das demandas e o contentamento da população e dos advogados.

“Essa evolução do Tribunal de Justiça é muito importante para a Advocacia. O Fórum 100% digital tem como princípio a otimização de espaços e a agilidade dos processos eletrônicos. Para a Advocacia é muito bom pois tem um acesso mais rápido, célere e transparente. Nós aplaudimos essa grande iniciativa do Tribunal de Justiça na medida em que traz para a Advocacia sua militância plena”, elogiou o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.

Para a juíza Trícia Navarro, o fórum traz o que há de mais moderno em termos de concepção e sustentabilidade. “Nós temos a questão da acessibilidade que o fórum antigo não tinha, um ambiente melhor, mais seguro e que traz mais ânimo, muito mais satisfação no dia a dia do nosso trabalho”, agradeceu a juíza.

O projeto foi, de fato, um fertilizante para florescer e inspirar outros sonhos.

“O Fórum Cível, em razão dessa mudança de espaço físico, foi priorizado nessa digitalização, para que nós começássemos com o Fórum 100% Digital e também em um espaço totalmente humanizado de trabalho, com a filosofia de Secretarias Reunidas, para que nós, daqui pra frente, prossigamos com esse modelo. Nós já estamos projetando com as cinco Varas Cíveis de Fazenda e as quatro Varas de Execuções Fiscais”, anunciou o presidente do TJES, Fabio Clem de Oliveira.

 

Veja o vídeo!

Vitória, 04 de agosto de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Layna Cruz e Tais Valle | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES