Prédio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebe iluminação na cor rosa

A ação marca adesão do órgão ao Outubro Rosa, a Campanha pela Conscientização do Câncer de Mama.

Durante todo o mês de outubro, o prédio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) ficará iluminado com a cor rosa, para lembrar a Campanha Mundial pela Conscientização do Câncer de Mama – o Outubro Rosa. 

A iluminação rosada da fachada e das laterais do edifício foi obtida por meio de refletores de LED coloridos, providenciados pela Secretaria de Engenharia, Gestão Predial e Manutenção de Equipamentos do TJES. Os novos refletores permitem a mudança de cores do prédio sem a necessidade de aquisição de gelatinas. 

A Campanha foi criada na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. As ações, realizadas anualmente no mês de outubro, visam promover a conscientização sobre a doença e destacar a importância do diagnóstico precoce, por meio de orientações para a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas e os principais sinais da doença.

Quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura, em grande parte dos casos. Por isso, o autoexame é importante para mulheres de todas as idades. Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia, exame que pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas, seja realizada a cada dois anos. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença – cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Fatores ambientais e comportamentais, assim como genéticos e hereditários, também aumentam o risco da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), podem surgir, este ano, 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil. Esse é o tipo de câncer é mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no Brasil, o que corresponde a cerca de 28% dos casos novos a cada ano no País.

Vitória, 17 de outubro de 2017

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do Ministério da Saúde) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br