Tribunal de Justiça do Espírito Santo disponibiliza manual sobre o Atendimento do Balcão Virtual

Mulher navegando na internet através de computador de mesa.

O serviço de atendimento por videoconferência será prestado por meio do Google Meet, portanto, é importante já baixar o aplicativo.

O Balcão Virtual começa a ser implantado a partir da próxima segunda-feira (18), mas o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) já disponibilizou os Manuais para usuárias e usuários irem se preparando. O serviço de atendimento por videoconferência será prestado por meio do Google Meet, portanto, é importante já baixar o aplicativo.

Lembre-se que o Balcão Virtual não substitui o peticionamento através dos sistemas de processos eletrônicos adotados pelo TJES, sendo vedado o seu uso para o protocolo de petições ou para atendimento nos gabinetes de magistradas e magistrados.

O atendimento acontecerá no mesmo horário de atendimento ao público, de forma individualizada e conforme a ordem cronológica de ingresso na plataforma. O acesso será disponibilizado em local de destaque no site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e no endereço eletrônico: https://www.tjes.jus.br/balcao-virtual/

Ao clicar no link e escolher a 1ª ou 2ª Instância, a pessoa deve digitar o nome da unidade judiciária com a qual quer falar ou clicar em “Preciso de ajuda para encontrar meu processo judicial”. No caso de escolha da unidade, a usuária ou usuário deve conferir o horário de atendimento, informar o nome completo e clicar em “Solicitar Atendimento Virtual”.

Caso a sala de atendimento esteja ocupada, o sistema informará sua posição na fila de espera. E quando aparecer a mensagem “O seu atendimento será iniciado”, clique no botão “Entrar na sala virtual”. Neste momento, após informar novamente o nome para entrar na sala de atendimento do aplicativo, clique em “Pedir para participar”. E não se esqueça de permitir o uso da câmera e do microfone.

Confira o Manual completo para usuárias e usuários externos em: https://sistemas.tjes.jus.br/balcaovirtual-jurisdicionado/manual-de-acesso-publico.pdf

Vitória, 14 de março de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES