TJES julgou mais de 15 mil processos no primeiro semestre

Processos 130

Nos seis primeiros meses do ano, Tribunal realizou 181 sessões de julgamento.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) julgou, no primeiro semestre deste ano, 15.464 processos em suas Câmaras Cíveis e Criminais, além do Tribunal Pleno, do Conselho da Magistratura e dos grupos de Câmaras Reunidas. Ao todo, foram 178 sessões ordinárias e três extraordinárias nesses seis meses.

Os dados disponíveis neste levantamento não consideram as decisões monocráticas. No período estudado, o mês com maior número de processos julgados foi março. Somadas, a Primeira, a Segunda e a Terceira Câmara Cível do TJES, além da Primeira Câmara Criminal, chegaram a 2.606 processos concluídos no terceiro mês do ano.

Já a Quarta Câmara Cível e a Segunda Câmara Criminal registram seus maiores números em maio e abril, respectivamente. Juntos, os dois grupos concluíram 869 processos. Assim, o total de julgamentos concluídos pelas Câmaras Cíveis e Criminais do TJES no primeiro semestre deste ano foi de 14.855.

Do total de 181 sessões realizadas nestes seis meses, a média de encontros realizados entre as Câmaras e o Pleno ficou em 21 sessões. Já as Câmaras Cíveis e Criminais Reunidas realizaram seis e cinco sessões respectivamente, uma vez que esses grupos se encontram apenas uma vez por mês.

Somados os encontros mensais, no primeiro semestre as Câmaras Criminais reunidas chegaram a 92 processos julgados. Já as Câmaras Cíveis Reunidas julgaram 149 ações ao todo. Neste mesmo levantamento, o Conselho da Magistratura, criado para cuidar de processos administrativos, chegou a 86 processos concluídos.

Já o Tribunal Pleno, principal Corte do TJES e que se reúne uma vez por semana, nas 21 sessões realizadas nesses seis meses, concluiu a votação de 252 processos.

Além dos processos concluídos pelo TJES, a vice-presidência, por meio das Câmaras Cíveis Reunidas, analisou 3.139 processos no primeiro semestre deste ano. Cabe a este colegiado decidir ser os autos serão enviados às instâncias superiores ou não.  

Vitória, 08 de julho de 2015.

Informações à Imprensa:

Texto: Leonardo Quarto
Tels: 3334-2261
laquarto@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br