Unidades do Estado participam da 3ª Edição de “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”

Vários livros abertos.

A cerimônia de abertura do evento será transmitida ao vivo no dia 11 de julho pelo canal do CNJ no YouTube.

Nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”. Com o tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”, o evento busca qualificar a discussão sobre o acesso à cultura e à leitura por parte de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de garantir o protagonismo e a participação desse público no debate.

No dia 11, a cerimônia de abertura do evento será transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube (https://www.youtube.com/user/cnj). Na ocasião, será lançada a Diretriz Nacional de Cultura na Socioeducação, um documento construído a partir dos resultados obtidos no Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo.

Já no dia 12 de julho, unidades socioeducativas de todo o país realizarão uma série de atividades culturais. Aqui no ES, a Unis Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, e a Unis Norte em Linhares, realizarão Festas Julinas com a presença dos adolescentes, familiares e comunidade socioeducativa. Na Unidade Feminina de Internação, em Cariacica, os adolescentes participarão de “Rolê pela Cultura” com visita a exposições em museus e centro histórico de Vitória.

Nos encontros dos dias 16 e 17 de julho serão apresentados projetos e práticas culturais desenvolvidas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de educação e semiliberdade, entre eles o projeto de Capoeira realizado dentro da Unis Sul, em Cachoeiro de Itapemirim.

O 3º Caminhos Literários no Socioeducativo é organizado pelo CNJ como parte das atividades do programa Fazendo Justiça, executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para acelerar transformações no campo da privação de liberdade.

Vitória, 09 de julho de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações do CNJ) | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

foto: freepik