Voltar para Atos Normativos – 2014

205 – REPUBLICA ATO NORMATIVO 205 POR TER SIDO PUBLICADO COM INCORREÇÃO – DISP. 02/11/2014

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

 

ATO NORMATIVO Nº 250/2014

(Republicado por ter sido publicado com incorreções)

 

Dispõe sobre a Reestruturação Judiciária no Juízo de Vitória – Comarca da Capital e determina outras providências.

 

O PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições legais

 

CONSIDERANDO as diretrizes da Lei Complementar nº 788/2014, que entrou em vigor no dia 20 de agosto de 2014, em relação à Reestruturação das Unidades Judiciárias do Poder Judiciário Estadual;

 

CONSIDERANDO a necessidade de desenvolvimento de iniciativas voltadas à valorização do 1º grau de Jurisdição, nos termos da Resolução nº 194/2014 do Conselho Nacional de Justiça, e a necessidade constante de implementar melhorias na prestação jurisdicional;

 

CONSIDERANDO os levantamentos realizados pelo Grupo de Trabalho responsável pelo Projeto de Restruturação a respeito da distribuição anual média de feitos, no último triênio, de cada Vara e Comarca do Judiciário Estadual;

 

CONSIDERANDO o disposto nos artigos 39, I, e 5º, da Lei Complementar nº 788/2014;

 

CONSIDERANDO a realização de sessão pública (01º de dezembro de 2014) para a Remoção e Promoção de Magistrados, procedimento que deve levar em consideração algumas unidades previstas no Projeto de Reestruturação de Comarcas e Varas do Estado do Espírito Santo;

 

CONSIDERANDO as recomendações feitas pelo Conselho Nacional de Justiça, no relatório da inspeção realizada neste Egrégio Tribunal de Justiça, no sentido de implementar melhor distribuição de processos e serviços entre as Varas do Judiciário Estadual;

 

CONSIDERANDO, por fim, a urgência da divulgação das comarcas e varas ofertadas para remoção ou promoção enquanto não forem editadas as Resoluções previstas nos artigos 7º, da LC 234/02, e 3º, da LC nº 788/14.

 

RESOLVE:

 

Art. 1ºAd referendumDESINSTALAR a 1ª Vara de Orfãos e Sucessões de Vitória e, concomitantemente, INSTALAR a Vara de Fazenda Pública Privativa de Execuções Fiscais Municipais, ambas da Comarca da Capital (artº 5º, LC 788/2014).

§ 1º – A atual Vara de Fazenda Pública Privativa de Execuções Fiscais Municipais passará a ser denominada como 1ª Vara de Fazenda Pública Privativa de Execuções Fiscais Municipais, enquanto a Vara instalada em razão do disposto no caput do presente artigo será denomina 2ª Vara de Fazenda Pública Privativa de Execuções Fiscais Municipais, tendo ambas competência concorrente.

§ 2º – A atual 2ª Vara de Órfãos e Sucessões de Vitória passará a ser denominada 1ª Vara de Órfãos e Sucessões de Vitória, recebendo o acervo da atual 1ª Vara de Órfãos e Sucessões de Vitória, desinstalada por meio do caput do presente normativo.

§ 3º – A distribuição de processos para 2ª Vara de Fazenda Pública Privativa de Execuções Ficais Municipais terá início 15 (quinze) dias após a publicação do presente Ato Normativo, a partir de quando ficará suspensa a distribuição de novos feitos para a 1ª Vara de Fazenda Pública Privativa de Execuções Ficais Municipais pelo período de 1 (um) ano.

§ 4º – Após o decurso do prazo de 1 (um) ano mencionado no § 3º, será editado novo Ato Normativo regulamentando a referida distribuição, levando-se em consideração os acervos das duas Varas conjugados com a média trienal de produtividade da 1ª Vara de Fazenda Pública Privativa de Execuções Ficais Municipais.

 

Art. 2º. Além das unidades judiciárias já bloqueadas por normativos já publicados e em vigor,FICAM também BLOQUEADAS para REMOÇÃO PROMOÇÃO todas as unidades que foram descritas no Edital nº 41/2014, disponibilizado no Diário de Justiça eletrônico de 14/11/2014,EXCETO:

– Juízo de VITÓRIA – Comarca da Capital:

– 5º Juizado Especial Cível;

– 9º Juizado Especial Cível – antigo procon – adjunto;

– 2ª Vara de Fazenda Privativa de Execuções Fiscais Municipais (Instalada pelo presenteAto Normativo).

– Juízo de VILA VELHA – Comarca da Capital:

– 4ª Vara Cível;

– 6ª Vara Cível;

– Vara de Execuções Penais (Instalada pela Resolução n° 58/2014).

– Juízo de CARIACICA – Comarca da Capital:

– 1º Juizado Especial Criminal e Juizado Especial da Fazenda Pública.

– Juízo de SERRA – Comarca da Capital:

– 4ª Vara Cível.

– Comarca de BARRA DE SÃO FRANCISCO:

– 1ª Vara Criminal.

– 1ª Vara Cível.

– Comarca de NOVA VENÉCIA:

– 2ª Vara Cível.

– Vara de Família, Órfão e Sucessões e Infância e Juventude

– Comarca de SÃO MATEUS:

– Vara da Infância e Juventude e Órfãos e Sucessões.

– 1ª Vara Criminal

– Comarca de AFONSO CLÁUDIO:

– 1ª Vara (Cível e Juizado Especial)

– Comarca de ALEGRE:

– 2ª Vara (Criminal, Órfãos e Sucessões, Infância e Juventude, de Juizado Especial Criminal e de Juizado Especial de Fazenda Pública).

– ComarcadeBAIXOGUANDU:

– 1ª Vara (Cível e Juizado Especial Cível).

– Comarca de CONCEIÇÃO DA BARRA:

– 1ª Vara (Cível e Juizado Especial Cível).

– 2ª Vara (Criminal, Órfãos e Sucessões, Infância e Juventude, de Juizado Especial Criminal e de Juizado Especial de Fazenda Pública).

– ComarcadeECOPORANGA

– 1ª Vara (Cível e Juizado Especial Cível).

– Comarca de IÚNA:

– 1ª Vara (Cível e Juizado Especial Cível).

– ComarcadeSÃOGABRIELDAPALHA:

– 2ª Vara (Criminal, Órfãos e Sucessões, Infância e Juventude, de Juizado Especial Criminal e de Juizado Especial de Fazenda Pública).

– Vara única da Comarca de ALFREDO CHAVES.

– Vara única da Comarca de PINHEIROS.

– VaraúnicadaComarcadeJAGUARÉ.

– Vara única de IBATIBA.

 

Art. 3ºOs casos omissos serão decididos pela Presidência do Tribunal.

 

Art. 4º. Este Ato Normativo entra em vigor na data de sua publicação, devendo a conclusão da redistribuição de processos decorrentes do disposto nos artigos 1º, § 2º, do presente normativo, e 1º, inciso I, do Ato Normativo nº 243/2014, ocorrer no prazo de 03 (três) meses.

 

Art. 5º.Revogam-se as disposições em contrário.

 

Vitória (ES), 28 de novembro de 2014.

 

Desembargador SÉRGIO BIZZOTTO PESSOA DE MENDONÇA

Presidente