Instruções sobre Trabalho Remoto

A maior parte dos sistemas está disponível no sítio eletrônico do PJES, entretanto, alguns sistemas, como o sistema de 2ª instância e os arquivos de rede, só são acessíveis pela solução de acesso remoto – VPN. Nesse sentido, esclarecemos que necessidade de uso dessa solução se concentra, prioritariamente, nos usuários do Tribunal e Corregedoria.

O que é Acesso Remoto?
Permite o acesso de um computador externo diretamente ao computador de uso no PJES.

Quem deve solicitar o Acesso Remoto?
Somente os magistrados e servidores que dependem de acesso ao sistema de 2ª instância e aos arquivos de rede para desempenhar suas atividades devem solicitar o acesso.

Como solicitar o Acesso Remoto?
Há duas formas de solicitar o acesso, a primeira, e recomendada, é realizar a abertura do chamado na plataforma de atendimento disponível em https://sistemas.tjes.jus.br/assystnet/

Após efetuar o login, digitar na barra superior de pesquisa “Acesso Remoto” e clicar em pesquisar (lupa do lado direito). Após a busca, clicar na primeira opção “Acesso Remoto – Oferta”

As informações a seguir devem ser informadas no momento de abertura do chamado:

  1. Nome Completo
  2. Telefone para contato
  3. Usuário de rede
  4. Setor que trabalha
  5. Endereço IP da estação do PJES – Disponível no canto superior direito da área de trabalho.

Outra forma é realizar o contato com a Central de Atendimento no telefone (27) 3334-2201.

Informações importantes

  • Como medida provisória, o acesso remoto será realizado diretamente no computador utilizado no PJES.
  • O computador de destino deve permanecer ligado durante o período em que o acesso remoto for necessário.
  • No intuito de viabilizar o acesso remoto ao maior número de unidades, solicitamos que, inicialmente, a abertura de chamados para os colaboradores dos setores seja fraciona durante esta semana, ou seja, caso existam 10 acessos necessários, solicitamos que sejam abertos 2 por dia. A ideia é preservar a capacidade de atendimento da Central de Serviços e permitir que todos os setores já estejam habilitados a funcionar remotamente.