TJES implementa PJe Token e permite que magistrados assinem atos judiciais por meio de dispositivos móveis

Tecnologia garante mais celeridade, segurança e mobilidade na assinatura de documentos no PJe 1º e 2º Graus.

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em mais uma ação que reforça seu compromisso com a modernização e a celeridade processual, implanta o PJe Token, um aplicativo inovador que confere maior flexibilidade à magistratura.

A nova ferramenta foi desenvolvida para permitir que juízes e desembargadores assinem atos judiciais por meio de seus dispositivos móveis (smartphones e tablets), diretamente no ambiente do Processo Judicial Eletrônico (PJe), abrangendo tanto o 1º quanto o 2º Grau de Jurisdição.

Com a adoção do PJe Token, a assinatura de sentenças, decisões e acórdãos ganha em agilidade, eliminando a dependência de acesso exclusivo via desktops e notebooks, garantindo que os magistrados possam cumprir suas atribuições de forma segura e rápida, independentemente de sua localização. Nesta fase da implantação, a funcionalidade estará acessível para dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional iOS, tais como iPhone e iPad.

Além da possibilidade de conferência das minutas elaboradas, o aplicativo permite sua edição, consulta a detalhes do processo, e, ainda, a visibilidade de toda sua timeline com visibilidade dos documentos existentes nos autos, tudo de maneira rápida e intuitiva.

A configuração para utilização é simples, bastando que o usuário siga o passo a passo apresentado no manual de configuração, disponível em https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/Manual-PJe-Token-Versao-compartilhada.pdf , ao qual findo já estará apto para pleno uso do assinador.

A implantação representa um salto visando impulsionar a produtividade, oferecendo maior mobilidade e utilizando mecanismos de segurança avançados para resguardar a autenticidade e a integridade das assinaturas, mantendo o alto padrão de confiabilidade exigido pelo sistema PJe. A medida consolida o avanço contínuo do Judiciário capixaba em sua transformação digital.

Vitória, 05 de dezembro de 2025

Com informações da STI

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo