Ouvidoria e SIC

A Ouvidoria Judiciária foi criada pela Resolução TJES nº 11/1999, publicada no e-Diário em 09/11/1999, tendo sido modificada pela Resolução TJES nº 24/1999, de 30/12/1999. Atualmente, a Ouvidoria é regida pela Resolução TJES nº 011/2022, de 13/05/2022.  E conforme o art. 2° da referida Resolução, a Ouvidoria Judiciária tem por missão “servir de canal de comunicação direta entre o cidadão e o Tribunal, pretendendo orientar, transmitir informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário Estadual”.

A Ouvidoria Judiciária é a unidade responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, criado pela Lei nº 12.527/2011. Através do SIC, é possível o registro do pedido de informação, que poderá ser realizado pela via eletrônica, presencialmente ou via correios. O registro gerará um número de Manifestação OUVJUD, que permitirá a consulta ao andamento da manifestação através de e-mail, telefone 0800 970 2442 ou pessoalmente. Esse recurso é essencial para manter os cidadãos informados sobre o andamento de suas solicitações e fortalecer a confiança no processo de resolução de questões.

Informe-se, ainda, sobre:

Telefones, endereços e horários de atendimento das unidades do Poder Judiciário;

Carta de Serviços ao Cidadão, contendo um detalhamento dos serviços oferecidos e orientação sobre como acessá-los.

Perguntas e Respostas (FAQ);

Relatório estatístico anual acerca dos pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos;

Serviços de atendimento ao usuário: Processo Judicial Eletrônico -Pje, BALÇÃO VIRTUAL, Ouvidoria Administrativa.

Através da Ouvidoria, é possível realizar o registro de denúncias e reclamações. Após o registro, é oferecido um serviço de acompanhamento dessas demandas. Esse recurso é essencial para manter os cidadãos informados sobre o andamento de suas solicitações e fortalecer a confiança no processo de resolução de questões.

Também está disponível um mecanismo para que os usuários possam avaliar a qualidade e a eficiência do serviço prestado. Esse feedback é crucial para o aprimoramento contínuo das práticas da Ouvidoria e para garantir que as expectativas dos cidadãos sejam atendidas.

A seguir, nossos canais de acesso:
  • Formulário eletrônico “Fale Conosco“.
  • Telefone: 0800 970 2442
  • Atendimento pessoal: Os interessados poderão se dirigir à Ouvidoria Judiciária, que fica situada no Térreo do prédio da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo, localizada na Avenida João Baptista Parra, nº 320, Enseada do Suá, Vitória/ES, CEP 29050-375. Pontos de referência: próximo à praça de pedágio da Terceira Ponte; e em frente ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC.
  • Manifestação por correspondência: A correspondência deve ser encaminhada ao endereço acima. O FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÕES está disponível para impressão. Após preenchê-lo, envie-o via correios. Na impossibilidade de imprimir o formulário, a manifestação deve conter as informações nele presentes.
  • QR Code do Formulário Fale Conosco: A Ouvidoria Judiciária criou um  Cartaz_(clique aqui para acessar) para divulgar o QR Code do Formulário Fale Conosco, bem como as outras formas de contato com o setor. Os cartazes estão sendo enviados para todos os setores, varas e cartórios que prestam serviço ou atendimento ao público, através dos Ofícios Circulares OUVJUD n°02/2021 e nº03/2021.


Composição:

Desembargador Ouvidor: Arthur José Neiva de Almeida

Desembargadora Ouvidora da Mulher: Rachel Durão Correia de Lima

Servidora: Simone Cohen Persiano

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.