Voltar para Desembargadores

Des. Fabio Clem de Oliveira – Vice-Presidente do TJES

alt

Des. Fabio Clem de Oliveira
(Curriculum Vitae)

 

Dados pessoais

 

Nascimento: 04/01/1951

Naturalidade: Alto do Rio Novo – ES

Filiação: Altamiro Noya de Oliveira e Nelcina Clem de Oliveira

Esposa: Edséa Simões de Oliveira

Filhos: Dante Simões Clem de Oliveira e Bruno Simões Noya de Oliveira

 

 

Formação Profissional

 

Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Colatina – FADIC, hoje UNESC, em 1977. Também possui graduação em Licenciatura em Matemática para o 1o. Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo Curso. Especializou-se em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, em 1998.

 

 

Vida Funcional como Desembargador

 

Tomou posse como desembargador em 18 de outubro de 2007. Compõe a 1ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo.

 

Vida Funcional

 

Iniciou a vida profissional como escrevente auxiliar do Cartório do Registro Civil de Alto Rio Novo. Atuou como técnico em Edificações, prestando serviços ao Ministério da Educação e Cultura nas cidades de Nova Venécia, Vila Velha e Vitória, entre 1971 e 1973. Trabalhou como professor de matemática na Escola Polivalente de 1o. Grau de Ecoporanga, entre 1974 e 1976. Foi professor e diretor da Escola de 1o. Grau Instituto Rural de Alto Rio Novo, em 1977 e 1978. Advogou por mais de cinco anos, entre 1978 e 1983. No mesmo período, atuou como Defensor Público na Comarca de Mantenópolis.Foi nomeado juiz substituto em 1983, tendo sido aprovado em terceiro lugar no concurso público de ingresso na magistratura. Atuou nas Comarcas de Barra de São Francisco, Mantenópolis e São Mateus. Foi promovido a Juiz de Direito da Comarca de Santa Teresa e trabalhou também nas Comarcas de Santa Leopoldina, Aracruz e Linhares (Varas de Família e Criminal), onde foi Diretor do Fórum. A partir de 1990, atuou como Juiz de Direito na 1a. Vara Criminal e 2a. Vara Cível de Vitória, 2a. Vara Criminal de Vila Velha e 2a. Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória. Exerceu as funções de Juiz Corregedor, de Juiz Eleitoral, substituiu os Desembargadores Manoel Alves Rabelo e Álvaro Bourguignon e tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral em 2004.

Desembargadores do ES  

Assista a entrevista com o Des. Fabio Clem de Oliveira